logo002.PNG

Reciclagem

A reciclagem

 

A reciclagem é resultado da transformação de resíduos sólidos descartáveis.

 

A reciclagem é um processo de transformação de materiais descartáveis em novos insumos e produtos. Apesar de ser uma prática antiga, atualmente as políticas de reciclagem são fundamentais para a preservação ambiental, assim como para o desenvolvimento econômico. Ela geralmente é realizada por meio da coleta seletiva, que envolve a separação adequada do lixo e possui cores que possibilitam a distribuição correta dos materiais recicláveis conforme a sua origem.

 

A reciclagem, portanto, é um processo caracterizado pela transformação de um objeto, anteriormente descartado, em um novo produto ou insumo. Portanto, o processo de reciclagem realiza, por meio da alteração das características de diversos materiais descartáveis, a criação de um novo material, notadamente utilizado como matéria-prima em diferentes setores da sociedade.

 

O processo de reciclagem emergiu da necessidade e conscientização humana frente às demandas ambientais, especialmente a transformação de materiais que anteriormente eram depositados no lixo.

Esse cenário é histórico, visto que as civilizações antigas já buscavam destinar parte dos seus resíduos para novas utilidades. O crescimento da produção de lixo e a ocorrência de doenças contribuíram para a acentuação das ações de reciclagem no mundo.

 

A partir do desenvolvimento industrial da sociedade global, a reciclagem passou a ser amplamente adotada, especialmente nos países desenvolvidos, que produziam grandes quantidades de resíduos e possuíam poucos recursos em termos de matéria-prima. Logo, a reciclagem passou a ser vista como uma solução ambiental e uma alternativa econômica, sendo integrada à lógica produtiva do sistema capitalista predominante no mundo atual.

 

Alguns tipos de reciclagem

 

Os tipos de reciclagem são classificados conforme o processo utilizado na transformação de determinado material reciclável.  Eles são divididos em três grandes grupos:

 

Reciclagem mecânica

Esse é o tipo mais comum de reciclagem, utilizado comumente com papéis e plásticos, em razão do alto aproveitamento desses materiais. A reciclagem mecânica recolhe os resíduos, que, posteriormente, são prensados e moídos, gerando grânulos. Esse material, formado por pequenas partículas tratadas de materiais recicláveis, são utilizados como matéria-prima na produção de novos bens industriais.

 

Reciclagem energética

Esse tipo de reciclagem está baseado na incineração dos resíduos sólidos. Assim, o lixo coletado é queimado em um ambiente controlado, gerando energia calorífera suficiente para abastecer usinas térmicas. Nesse tipo de reciclagem, destaca-se que os poluentes resultantes da queima do lixo são controlados, e usam-se resíduos formados por diversos tipos de lixos descartáveis.

 

Reciclagem química

Esse tipo de ação de transformação de um resíduo é bastante complexo e caro, visto que há uma total modificação do tipo de material reciclado. A reciclagem química ocorre especialmente por meio do aquecimento de lixo, que é transformado em combustíveis, óleos e gases diversos, notadamente utilizados como matérias-primas e como fonte energética. Esse é o tipo menos comum de reciclagem.

Código de cores aplicados no processo da reciclagem

Os tipos de materiais recicláveis são comumente classificados por meio de cores. Essa forma é facilmente visualizada em lixeiras dispostas em espaços públicos e privados, logo é uma maneira de facilitar a separação dos resíduos sólidos.

 

O conjunto de cores indicativas para reciclagem vem sendo constantemente ampliado em razão de novos materiais passíveis de transformação. A figura abaixo apresenta as cores mais utilizadas na reciclagem junto do seu significado:

cod cores recicle.JPG

A importancia da reciclagem

 

A reciclagem é importante, visto que é uma ação primordial para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da transformação de materiais que seriam destinados diretamente para o lixo. Assim, a reciclagem promove a conservação ambiental, pois impede o descarte incorreto de lixo e a poluição dos espaços naturais. Promove também o desenvolvimento econômico, já que fornece materiais diversos para a produção de bens de consumo.

 

A prática evita ainda a retirada de novas matérias-primas do espaço natural, de modo que diminui o impacto ambiental em zonas naturais como florestas e rios. A reciclagem também gera um grande volume de empregos, promove a distribuição de renda, ocasiona menores custos de produção e contribui para a melhoria da qualidade de vida das populações.

separador.png

Fonte:

INEB (Instituto Evandro Brasil)

Mundo Educação