logo002.PNG

CAMPANHA

MEIO AMBIENTE VIVO

 

DESMATAMENTO NO BRASIL

 

No ano 2022, a área desmatada no Brasil aumentou 22,3% em relação a 2021, o que corresponde a 2,05 milhões de hectares. A Amazônia e o Cerrado responderam, juntos, por 90,1% dos biomas atingidos. Os dados estão no Relatório Anual de Desmatamento (RAD2022) produzido pelo MapBiomas, uma iniciativa que envolve diferentes instituições, como universidades, ONGs e empresas de tecnologia.

De 2019 a 2022, período de implementação do relatório, houve 303 mil eventos de desmatamento, o que corresponde a 6,6 milhões de hectares. A área é equivalente a uma vez e meia a do estado do Rio de Janeiro. A atividade agropecuária é o principal vetor de desmatamento no país, representando 95,7% do total ou 1,96 milhão de hectares. O garimpo responde por 5,9 mil hectares e a mineração por 1,1 mil hectares.

img-desmatamento.JPG

MATA ATLANTICA

 

A Mata Atlântica é simultaneamente um dos biomas mais ricos em biodiversidade e mais ameaçados do planeta. Originalmente ela ocupava todo o litoral brasileiro, do Ceará ao Rio Grande do Sul, e em alguns pontos estendia-se até centenas de quilômetros pelo interior do Brasil. Atualmente, restam apenas 8,5% de remanescentes florestais acima de 100 hectares. Somados todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, restam 12,5% dos 1,3 milhões de quilômetros quadrados  originais. 

A Constituição Brasileira, em seu Art. 225, § 4º, definiu a Mata Atlântica como Patrimônio Nacional, e a sua conservação, proteção, regeneração e utilização foram estabelecidas pela Lei Federal nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, conhecida como a Lei da Mata Atlântica, regulamentada pelo Decreto Federal nº 6.660, de 21 de novembro de 2008.

Devido à sua importância para a biodiversidade, a Mata Atlântica é também protegida em nível planetário como Reserva da Biosfera, através do Programa Intergovernamental “O Homem e a Biosfera (MaB)”, da UNESCO, organização da qual o Brasil é membro. E, pela mesma razão, e por ser uma das florestas tropicais mais ameaçadas de extinção, ela foi considerada pela organização Conservation International (CI) como um dos 25 “hotspots” da biodiversidade mundial, isto é, uma das áreas que abrigam um número excepcional de espécies animais e vegetais, muitas delas raras e endêmicas. 

Todo o Rio de Janeiro encontra-se inserido nesse bioma, sendo que hoje seus remanescentes ocupam cerca de 17% da área total do estado, computando-se os diversos ecossistemas associados à Mata Atlântica que aqui ocorrem: floresta ombrófila densa, floresta estacional decidual, floresta estacional semidecidual (ou “mata de tabuleiro”), manguezais, restingas, campos de altitude e brejos e banhados.

RESTAURAÇÃO DA MATA ATLANTICA

 

O Ministério do Meio Ambiente e representantes de governos de 12 dos 17 estados que compõem a Mata Atlântica propuseram uma atuação conjunta para o desenho de um plano de combate ao desmatamento e estímulo à restauração no bioma que é o mais devastado do país. 

A COLABORAÇÃO DA PROMOVER BRASIL

 

Cultivar mudas, preparar o solo e promover o reflorestamento em diversas áreas do Estado do Rio de Janeiro. Incluem-se ainda o plantio de árvores frutíferas no perímetro urbano. As ações deverão ocorrer pela ação direta da equipe da Promover Brasil, em regiões mapeadas antecipadamente e, também, indiretamente por meio de parcerias e convenios com outras instituições.

Para cumprir esta missão precisamos de ajuda financeira e doações. Para colaborar com esta ação clique aqui.

Voce também ajudar comprando uma camiseta do projeto. Saber mais, clique aqui.

FONTE

 

Agencia Brasil. Desmatamento no Brasil 22% cresceu no ano passado. DF. 12/06/2023. https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-06/desmatamento-no-brasil-cresceu-22-no-ano-passado.

 

INEA-RJ. Mata Atlantica no Estado do Rio de Janeiro. RJ http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Agendas/BIODIVERSIDADEEAREASPROTEGIDAS/MataAtlantica/index.htm&lang#:~:text=Todo%20o%20Rio%20de%20Janeiro,floresta%20estacional%20semidecidual%20(ou%20%E2%80%9Cmata

 

SOS Mata Atlantica. Ministério do Meio Ambiente e estados da Mata Atlantica se comprometem em criar em conjunto plano para frear o desmatamento e acelerar restauração do bioma. SP. 04/07/2023. https://www.sosma.org.br/noticias/ministerio-do-meio-ambiente-e-estados-da-mata-atlantica-se-comprometem-em-criar-em-conjunto-plano-para-frear-o-desmatamento-e-acelerar-restauracao-do-bioma/

MODELS-SHIRT-001.jpg

 

 

Seja um colaborador

separador.png

Colabore com a nossa campanha adquirindo um produto em nossa loja.